HD Rádios FM

Câmara dos Deputados

Comissão debate consequências da liquidação extrajudicial do Banco Master

Informações: Agência Câmara Notícias

Comissão debate consequências da liquidação extrajudicial do Banco Master
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Audiência na Comissão de Defesa do Consumidor

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza, na terça-feira (9), audiência pública para discutir os potenciais impactos econômicos e os efeitos sobre os direitos dos consumidores decorrentes da aquisição, pelo Banco de Brasília (BRB), do controle acionário do Banco Master. A reunião está marcada para as 14 horas, em plenário a ser definido.

O debate foi solicitado pelos deputados Márcio Marinho (Republicanos-BA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Veja quem foi convidado

Segundo os requerimentos apresentados, a operação — anunciada em março de 2025 e que envolve a compra de 58% do capital do Banco Master — levanta preocupações sobre transparência, governança pública, proteção ao consumidor financeiro, segurança das aplicações de pequenos investidores e risco sistêmico envolvendo o Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Entre os pontos destacados estão:

impacto financeiro: análise dos efeitos da aquisição sobre a saúde financeira do BRB e seus clientes; conformidade regulatória: verificação da adequação da operação às normas do Banco Central, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); risco de carteira: concentração de ativos do Banco Master em precatórios, considerados de baixa liquidez; segurança dos correntistas: preocupação com possíveis mudanças na cobertura do FGC e insegurança jurídica.

A audiência reunirá autoridades, especialistas e representantes do setor financeiro para avaliar riscos e benefícios da operação, além de discutir seus impactos para os consumidores e para o mercado nacional.

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias

Veja também